Carregando
O coração é o órgão responsável por bombear o sangue para os demais órgãos por meio das artérias. Ao ser bombeado, o sangue cria uma força contra a parede dos vasos sanguíneos, o que determina a pressão arterial. Quando essa força está mais alta que o normal, temos a hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta.
A hipertensão arterial é uma doença que acomete pessoas de todas as idades e condições financeiras. Normalmente, não apresenta sintomas. Em alguns casos, a pessoa hipertensa pode sentir dor de cabeça, tonturas ou mesmo um mal-estar. Muitas vezes, porém, quando esses sintomas aparecem, a pressão alta já pode ter causado danos ao organismo.
Existem vários fatores que podem influenciar nos níveis de pressão arterial, dentre eles:
* Fumo
* Consumo de bebidas alcoólicas
* Aumento de peso
* Estresse
* Consumo elevado de sal
* Altos níveis de colesterol
* Pouca atividade física
O problema de pressão arterial elevada não é resolvido apenas com o uso de remédios. É fundamental também promover algumas mudanças no estilo de vida.
Para isso, veja algumas orientações nutricionais para controlar a pressão arterial:
Diminua a quantidade de sal nas refeições: ao cozinhar, utilize-o moderadamente e ao servir a refeição, tire o saleiro da mesa.
Prefira temperos naturais como alho, orégano, salsinha, cebolinha, coentro, louro, alecrim, manjericão e limão.
Evite alimentos industrializados ricos em sódio, cloreto de sódio, bicarbonato de sódio, fosfato de sódio, glutamato monossódico, hidróxido de sódio, sulfato de sódio, propionato de sódio, ciclamato de sódio e sacarina sódica (adoçantes dietéticos). Existem opções de adoçantes sem sódio como, a sucralose e com ingredientes naturais, como a estévia.
Devido ao alto teor de sódio reduza o consumo de alimentos enlatados, presunto, mortadela, salsicha, carnes salgadas, temperos prontos e caldos em tabletes, molhos, salgadinhos, azeitona etc.
Consuma óleo moderadamente. Dê preferência aos óleos vegetais (soja, canola, milho, girassol).
Prefira as carnes magras como peixe, peito de frango, patinho e chã de dentro. Ou retire a pele e a gordura aparente das carnes.
Evite frituras. Prefira sempre preparações cozidas, grelhadas ou assadas.
Evite o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos artificiais e industrializados: prefira sucos naturais e água.
Consuma alimentos de todos os grupos para ter uma alimentação balanceada e dê preferência aos alimentos naturais.