Carregando
Apesar de ambos serem melhores para saúde por não fazerem uso de insumos agrícolas como fertilizantes e agrotóxicos, existem diferenças importantes entre os dois modos de produção.
A produção orgânica é uma prática que garante o fornecimento de alimentos mais seguros à saúde das pessoas e ao meio ambiente por serem livres de substâncias químicas, não apenas utilizadas nas lavouras, como também no cuidado com os animais, como antibióticos e hormônios.
Assim, além do manejo adequado do solo e uso racional dos recursos naturais para agricultura, o manejo orgânico também acontece na pecuária, havendo a preocupação com a saúde e o bem estar animal.
Já a produção agroecológica é uma prática agrícola muito mais complexa e ampla, pois envolve outras dimensões do alimento que vão além dos aspectos ambientais e de saúde, como os sociais, políticos, econômicos e culturais.
A agroecologia é então definida como uma ciência que agrega várias áreas do conhecimento e se caracteriza como movimento político e social que busca a melhoria das condições de vida dos agricultores.
Para a agroecologia não basta apenas produzir sem agrotóxicos e com respeito à natureza. É preciso também que o poder público assegure que haverá mercado para o escoamento da produção com garantia de um preço justo, de forma a gerar emprego e renda para famílias dos pequenos produtores, em especial aqueles em situação de maior vulnerabilidade social.
Isso significa aproximar quem produz de quem consome e promover os circuitos curtos de comercialização, que são aqueles em que os alimentos são produzidos próximos de onde são consumidos, fazendo girar a economia local.
Outra grande diferença entre os dois modos de produção é no que diz respeito à biodiversidade. A agroecologia tem como base o respeito à vocação agrícola regional e o uso de sementes tradicionais ou crioulas, como resgate e valorização da cultura alimentar local.
Já a produção orgânica muitas vezes é feita com base na monocultura e independente de ser parte dos costumes e hábitos locais. A agricultura orgânica muitas vezes é realizada por grandes produtores de diferentes regiões ou até mesmo de fora do país, diferente da agroecológica que é voltada para o pequeno produtor local.
Há também uma diferença quanto à diversidade dos espaços para produção de alimentos.
Enquanto para obtenção do selo de produção orgânica é exigido que o solo apresente determinadas características, a agroecologia acontece em diferentes espaços, como entorno das casas, quintais, sítios, lavouras, terrenos baldios, no campo ou na cidade.
Por fim, com base no que conversamos aqui, é importante saber que toda produção agroecológica é orgânica, mas nem todo alimento orgânico é agroecológico. Escolha alimentos que respeitem modos de produção sustentáveis.